Dia Internacional Contra o Câncer

Especialista alerta para risco de hereditariedade

04/02/2022 às 05:30
Atualizada em 04/02/2022 às 05:30.
Divulgação

Divulgação

Região - A hereditariedade é uma dúvida para muitas pessoas quando o assunto é câncer, principalmente pelo fato da doença surgir em decorrência a mutações genéticas causadas por fatores externos (alimentação, uso de produtos químicos, radiação, exposição excessiva ao sol, entre outros) ou não. Em muitos casos, o câncer aparece sem um motivo aparente, provocado pelo crescimento desordenado das células.

Segundo a oncologista clínica do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, dra. Rafaella de Assunção, que também é oncogeneticista, apenas 10% dos casos de câncer são hereditários, porém para conseguir esse diagnóstico é preciso fazer um mapeamento genético e exames complementares.

"A Oncogenética é uma área da medicina que estuda como as mutações hereditárias podem impactar no surgimento dos tumores. Consiste em um trabalho preventivo personalizado, baseado na genética do paciente, para identificar as mutações gênicas diretamente associadas à incidência de câncer", explica a médica especialista.

É importante uma avaliação com especialista quando há casos de muitos tumores na família, quando a mesma pessoa tem dois ou mais tipos diferentes de câncer, surgimento de câncer numa idade muito jovem, surgimento de tumor com comportamento mais agressivo do que o esperado ou tumores raros.

"O aconselhamento genético nesses casos é fundamental. É um auxílio na prevenção e manejo dos riscos associados ao desenvolvimento de câncer, e no cuidado das próximas gerações", alerta dra. Rafaella.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News