Atividade física

Flexibilidade e resistência de idosos aumentam com pilates

A fisioterapeuta Edna Silva destaca os benefícios da atividade, como a prevenção de quedas e melhora do sono

Katia Brito
06/02/2022 às 05:30
Atualizada em 18/05/2022 às 13:57.
Divulgação

Com Edna (à esquerda), alunas do Instituto Sakurá têm diversos benefícios com a atividade - FOTO: Divulgação

Exercícios que envolvem o corpo inteiro, aumentando a flexibilidade, a resistência e a força são fundamentais, principalmente, para pessoas idosas. Estes são os benefícios do pilates, como destaca Edna Silva, fisioterapeuta e proprietária do Instituto Sakurá, instalado na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes.

Pós-graduada em Terapias Manuais e Posturas, Edna explica que a principal diferença entre o pilates e outras atividades físicas está nos grupos musculares utilizados em cada exercício: "No pilates, os exercícios são globais, ou seja, envolvem o corpo inteiro, já nas outras atividades cada grupo muscular é trabalhado isoladamente".

Edna trabalha com pilates há dez anos: "Muitos médicos começaram a me encaminhar pacientes pelo aumento de consultas por queixa de diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis. Os médicos observaram que o pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas".

No Instituto Sakurá, a fisioterapeuta oferece pilates clínico e fitness: "Combino exercícios com baixo impacto, trabalho os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular".

Cada paciente de Edna recebe uma atenção especial: "Passo corretamente os exercícios direcionados para que eles alcancem os objetivos que buscam quando começam a praticar". De acordo com ela, tudo é realizado da melhor forma, contribuindo para o aumento da flexibilidade, da resistência e força, o que se reflete em uma melhor qualidade de vida.

A fisioterapeuta conta que tem vários clientes idosos e que a procura pelo pilates vem crescendo. "Muitos idosos reclamam da falta de flexibilidade e acham que não tem como melhorar, pois tem sim. Músculos bem alongados podem prevenir graves lesões, diminuem o estresse e ainda melhoram a prática de outros exercícios físicos".

Para Edna, além de todos os benefícios, ter uma boa flexibilidade é fundamental para os idosos, uma vez que previne as quedas que são comuns nessa idade. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estimam há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos, e que um em cada 20 desses idosos que sofreram uma queda tenham uma fratura ou necessitem de internação. Entre as pessoas com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano.

O pilates também é recomendado para quem tem doenças como artrite e osteoporose, auxiliando, como destaca a especialista, na prevenção de quedas. De acordo com Edna, o fortalecimento muscular contribui para um bom funcionamento do corpo como um todo: "O pilates trabalha diversos músculos ao mesmo tempo e isso faz um bem danado".

O objetivo do Pilates, segundo Edna, é obter o controle do corpo pela mente, por isso as principais premissas são respiração, concentração e precisão. "Essa atividade traz consigo benefícios para quem a pratica, independentemente de sua idade, mas em relação aos idosos, os efeitos são ainda melhores, uma vez que nessa faixa etária, a maioria das pessoas apresenta problemas com postura, dores no corpo, indisposição, etc", destaca.

O pilates também pode ajudar a colocar o sono em dia. "Muitos idosos ficam muito tempo em casa sem ter o que fazer, e com isso sofrem com ansiedade e não dormem direito. Dormir bem é fundamental em qualquer idade, mas os idosos têm uma necessidade maior de uma noite bem dormida. Como o pilates contribui para a liberação de endorfina, o corpo terá a sensação de bem-estar e alívio do estresse, uma vez relaxado, o sono se torna mais gostoso e profundo", explica Edna.

Mais informações no site https://www.institutosakura.com ou pelos telefones (11) 99878-1707 e 4726-1707.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News