Câncer de pele

Icesp promove campanha que incentiva o uso do filtro solar

Efeito no Instagram busca chamar atenção da população para cuidados no verão, com a hashtag #UseFiltroPelaPrevenção

30/01/2022 às 05:30
Atualizada em 30/01/2022 às 05:30.
Pixabay/Banco de Imagens

Pixabay/Banco de Imagens

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), lançou neste verão a campanha digital #UseFiltroPelaPrevenção.

Para chamar atenção da população para os cuidados com o sol e conscientizar sobre o câncer de pele, o Icesp criou um filtro no Instagram que pode ser conferido no perfil @institutodocancersp.

O dermatologista do Icesp, dr. Caio Lamunier, explica o que é o câncer de pele: "Essa é uma doença que se inicia na pele e pode destruir os tecidos tanto da pele quanto tecidos próximos ou órgãos à distância". Segundo o dermatologista, 90% dos pacientes que fazem tratamento no instituto relataram que não tinham o hábito de utilizar protetor solar.

Existem dois tipos de câncer de pele, o não melanoma, basocelular (manchas que vão crescendo) ou espinocelular (atinge áreas do corpo expostas ao sol), e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina (proteína que pigmenta e protege a pele). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

O dermatologista explica ainda que os sintomas demoram para aparecer e, em caso de sinais diferentes no corpo, como novas pintas que crescem e lesões que não cicatrizam, principalmente em partes expostas ao sol, é importante ir ao médico para avaliar.

Prevenção 

A pele é o maior órgão do corpo humano. O principal fator de risco desse tipo de câncer é a exposição solar. Por isso é essencial se prevenir, adotando algumas práticas para proteger a pele dos raios solares, como utilizar filtro solar com fator maior que 30 e aplicar de três em três horas. Além de cuidado extra em atividades aquáticas, como usar chapéus e roupas com proteção ultravioleta (UV), e evitar exposição direta durante tempo prolongado, principalmente entre as 10h e 16h. É mais frequente em pessoas de pele e olhos claros e acima de 50 anos.

Importante: é recomendado o uso de filtro solar diariamente, tanto em dias ensolarados quanto nublados, ao ar livre e em ambientes fechados. De acordo com o dr. Caio Lamunier, a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo pode ser medida em uma colher de chá, sendo: uma para a face; duas para o tronco (frente e trás); uma para cada braço e antebraço; duas para cada membro inferior (coxas e pernas).

Hábitos diários 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem em seu site (https://www.sbd.org.br/) várias dicas para o cuidado com a pele no verão. Anualmente, a entidade promove a campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele. Uma das dicas é sobre as temperaturas mais quentes que exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Outra dica importante é todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, segundo a SBD, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No verão a disposição é maior para comer de forma mais saudável, com maior ingestão de carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos tem diversos benefícios: ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

No banho, a recomendação é usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News

Desenvolvido por

Distribuído por