Programa social

Sesc Mogi tem programação especial para pessoas idosas

Inaugurada em novembro, unidade oferece atividades nos eixos arte expressão, corpo e movimento e cidadania

Katia Brito
30/01/2022 às 05:30
Atualizada em 23/02/2022 às 10:14.
Sesc Mogi/Divulgação

Primeira edição do Ponto de Encontro aconteceu neste mês; reuniões serão mensais - FOTO: Sesc Mogi/Divulgação

Referência no trabalho social com pessoas idosas, o Sesc na unidade de Mogi das Cruzes, inaugurada em novembro, oferece atividades especiais para quem tem 60 anos ou mais. “A importância desse trabalho que vem sendo construído desde a década de 1960, está na antecipação aos males que uma velhice desprovida de projetos de vida poderia causar às pessoas”, destaca gerente do Sesc Mogi das Cruzes, Denise Mariano.

Denise conta que, nos últimos quase 60 anos, o Sesc desenvolveu inúmeras ações voltadas à pessoa idosa, nacional e regionalmente: “mobilizou as comunidades, capacitou profissionais, colaborou com instituições públicas e privadas, sempre no intuito de que a questão social dos velhos fosse configurada entre as áreas prioritárias de intervenção da nossa sociedade”.

A atualização do Programa Social com Idosos é constante, de acordo com a gerente da unidade de Mogi, com base em estudos, pesquisas e o exercício permanente da cidadania. “A unidade de Mogi das Cruzes traz isso como uma de suas questões fundamentais, buscando contemplar e atender a expectativa desse público na cidade e na região”, ressalta Denise.

Para definir as atividades que serão realizadas com pessoas idosas, como explica Denise, o Sesc busca atender as diretrizes do programa: basear a ação em diagnóstico; promover a cultura do envelhecimento por meio da valorização da pessoa idosa; praticar autonomia e alteridade; ações humanizadas e humanizadoras; transversalidade, e ampliação do atendimento com foco no público prioritário.

O público idoso também tem participado das muitas atividades oferecidas pelo Sesc Mogi, mesmo não sendo voltadas para este público. “Temos recebido público idoso nas atividades de artes manuais e visuais, assim como nas programações esportivas, shows, espetáculos, etc. Não consigo precisar se são apenas de Mogi, mas tem muito idoso ativo que acompanha ou vem acompanhado da família, filhos e netos” afirma a técnica de programação do Sesc Mogi, Bárbara Guirado.

Atividades 60+

A proposta do Sesc é de uma ação contínua e construída com este público, por isso a unidade de Mogi promoveu o 1º Ponto de Encontro. Trata-se de reuniões mensais para oferecer uma programação que dialogue com as questões contemporâneas da velhice.

“Acabamos de realizar o primeiro, mas as inscrições para todas as atividades começam sempre na primeira sexta feira de cada mês na Loja Sesc, para todos os maiores de 60 anos. A proposta do Ponto de Encontro é reunir mulheres e homens para um momento de troca de saberes, ideias e a construção coletiva das programações futuras. Também é quando a técnica de referência dessa ação pode apresentar a programação do mês seguinte”, destaca a técnica de programação do Sesc Mogi.

Como o foco do trabalho com idosos do Sesc é presencial, Bárbara explica que a unidade busca agir em conjunto e em colaboração com as autoridades sanitárias. “Mantemos disponíveis em todos os ambientes álcool em gel, adotamos a higienização dos locais de atividades logo após seu uso e, aos visitantes exigimos a apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19, com pelo menos duas doses, ou a dose única, além do uso da máscara de proteção”.

Além do Ponto de Encontro, outras atividades para as pessoas com 60 anos ou mais estão na programação da unidade. O Sesc Mogi das Cruzes, desde o início de janeiro, vem oferecendo ações para idosos nos três eixos que sustentam o programa Trabalho Social com Idosos – TSI: arte expressão, corpo e movimento e sociedade e cidadania).

“Nosso objetivo é refletir sobre envelhecimento e longevidade, incentivar o protagonismo da pessoa idosa, sociabilização e desconstrução de estereótipos e preconceitos, entre outros. Para fevereiro já temos cinco ações para este público”, salienta Bárbara.

Programação de fevereiro

Papelogravrura
com Caroline Machado
Quinta, 4/02/2022, 17h às 18h30 - Sala 1 - sem inscrição antecipada
A oficina propõe a experimentação de uma técnica de gravura: a papelogravura, técnica que consiste em criar relevos em uma base de papelão tanto gravando ou construindo relevos com pedaços do material.

Costura Criativa-utilitários para cozinha
com Renata D'Amore
Terças, de 8/02 a 15/03, das 16h às 18h
O curso vai apresentar técnicas básicas da costura criativa; elaborar moldes; e cortar, estruturar e montar peças simples e básicas como cesto porta-pão; puxa-saco, toalha americana com canto mitrado e bate-mão.

Introdução ao uso de plataformas digitais: Zoom, Google Ms
Com Danilo Medeiros
Quartas, de 9 a 26/02/22, das 16h às 17h30
A oficina visa possibilitar uma maior autonomia aos participantes ao desvendar mistérios dessas plataformas, ensinando os participantes a instalar os programas no computador e ou celular, criar perfis nas plataformas e redes sociais.

Alongamento-flexibilidade e relaxamento
com Matheus Alves
Quintas, de 10 a 24/02/22, das 16h às 17h
Aulas de alongamento para aumentar os níveis de flexibilidade e relaxamento dos músculos e, com isso, diminuir os riscos de lesões, melhorar/corrigir a postura corporal e estimular a qualidade dos movimentos nas atividades diárias.

Ponto de Encontro
Sexta, 25/02/22. das 16h às 17h
Momento de avaliação e troca sobre as programações realizadas e também para se apresentar as atividades possíveis para março. O Ponto de Encontro é aberto à participação de todos os maiores de 60 anos, possibilitando novas experiências e aprendizados.

Programa Trabalho Social com Idosos - TSI
Reuniões mensais| Inscrições nas programações toda 1ª sexta de cada mês, na LOJA SESC

Serviço: Sesc Mogi das Cruzes
Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Redes Sociais:
instagram.com/

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News