Suzano

Núcleo de Práticas Jurídicas deve realizar cem atendimentos

A meta foi estabelecida pelo serviço oferecido pelo curso de Direito da Faculdade Piaget até julho

Everton Dertonio*
04/04/2022 às 08:36
Atualizada em 04/04/2022 às 08:36.
Divulgação

Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Piaget já atendeu mais de 20 pessoas - FOTO: Divulgação

Suzano - O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Piaget, de Suzano, já atendeu mais de 20 pessoas desde o início das atividades no dia 8 de março. A meta é realizar cem atendimentos até julho. A iniciativa tem como orientadoras a coordenadora do curso de Direito da instituição, Solange Tomiyama, e a professora Maxilene Correia. 

Solange atribuiu o resultado do NPJ à falta de serviços jurídicos gratuitos em Suzano. "A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está sobrecarregada. Os clientes estão chegando e informando que foram na OAB e que a própria recomendou vir para cá, porque eles só têm agendamento para maio deste ano. Considerando que Suzano não tem uma Defensoria, a Piaget fica sendo a segunda alternativa para as pessoas que precisam ter uma consultoria jurídica gratuita", enfatizou.

A estudante do 8º semestre do curso de Direito da Piaget, Rose Vasques, destacou a função social do NPJ. "A maioria das pessoas que procuram o NPJ são pobres e não conhecem os seus direitos, então muitas vezes elas vão sem esperança de que haja uma solução para os casos delas. O Núcleo direciona exatamente qual a parte legal e o Direito da demanda, informando as pessoas de seus direitos", explicou.

Rose elogiou a forma como o trabalho é conduzido pelas orientadoras: "A forma como as orientadoras passam como fazer o atendimento para o público, como sintetizar de forma jurídica os problemas das pessoas, é bem didático. Quando não há atendimento, nós fazemos simulações de casos, quais direitos aplicar e quais artigos se encaixam nele. Em forma de aprendizado, é uma experiência fantástica".

Jenis Andrade, aluno do 7º semestre do curso de Direito da Piaget, também faz parte do NPJ. Assim como Rose, ele ressaltou a influência de Solange e Maxilene e a oportunidade de aprendizado proporcionada aos alunos pelo projeto. "A adaptação é muito boa. Os alunos estão entendendo o ofício do NPJ e colaborando muito", contou. 

A Piaget planeja expandir o NPJ em uma segunda fase do projeto, de acordo com Solange. As ações previstas são a ampliação do atendimento, com mais dias disponíveis e a contratação de mais um advogado. A coordenadora espera que a nova etapa seja iniciada no começo do segundo semestre. "Seria uma outra etapa que supriria a demanda que carece no município", afirmou. 

Núcleo de Práticas Jurídicas 

O NPJ oferece orientação jurídica de forma gratuita aos moradores do Alto Tietê que não têm condições de pagar pelo serviço particular. O atendimento é feito por meio dos estudantes de Direito, cursando a partir do 7º semestre. Os serviços oferecidos à população vão desde encaminhamento para a Procuradoria de Direito do Consumidor (Procon) e para juizados, além de auxílio em processos de cobrança, direito de vizinhança, indenizações, entre outros casos.

O atendimento ocorre às terças e sextas-feiras, no período da tarde, na Faculdade Piaget, que fica na avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Jardim Imperador, em Suzano. Mais informações pelo telefone 4746-7090.

*Texto supervisionado pelo editor. 

- Leia também: Piaget espera atender mais de cem pessoas por mês

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News