Esporte

Projeto Pedalar promove hoje a 'Bicicletada Cultural'

O encontro contará com a presença de Bicicletas Antigas, Low Bikes, Desafio Low e Manobras, Oficina Jogos de bicicletas para crianças, palestras e uma grande reunião das bikes.

Everton Dertonio
20/03/2022 às 07:32
Atualizada em 20/03/2022 às 07:59.
Divulgação/Ernesto Stock e Andreza Teixeira

Ernesto e Andreza viajam o mundo andando de bicicleta. - FOTO: Divulgação/Ernesto Stock e Andreza Teixeira

O Projeto Pedalar promove hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes com o apoio da Associação dos Empresários de Turismo Rural (Asdetur), a "Bicicletada Cultural". O evento acontecerá na Avenida Cívica com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. 

Patrícia Maria da Silva, organizadora do evento disse que a Bicicletada Cultural tem a "intenção de fazer emergir vários grupos de pedal e mostrar que a bicicleta é plural". O encontro contará com a presença de Bicicletas Antigas, Low Bikes, Desafio Low e Manobras, Oficina Jogos de bicicletas para crianças, palestras e uma grande reunião das bikes.

Durante o encontro de bikes antigas o propósito é reunir colecionadores a fim de compartilharem conhecimento sobre um dos veículos mais antigos da humanidade, a bicicleta. Toda pessoa que tenha uma bicicleta antiga pode participar do encontro, sem nenhuma taxa de inscrição. Também haverá 3 premiações: 1 Bicicleta mais antiga, 2 colecionador da cidade mais distante do evento, 3 Colecionador com maior número de bicicletas.

Já ouviu falar em Jogos de Bicicletas?

O Projeto Pedalar, em clima de alegria e brincadeiras, levará aos visitantes da Bicicletada Cultural um pouco sobre a importância da bicicleta nas cidades e sua integração com as pessoas, famílias. A oficina será direcionada para crianças de 2 a 6 anos. Serão apresentadas algumas técnicas para aprender a pedalar usando as bicicletas de equilíbrio. "Confiamos na ferramenta bicicleta como forma de contribuir para cidades melhores, com mais qualidade de vida. Vibramos para que mais pessoas usem as bicicletas mais vezes".

 

O Desafio

O evento contará com o desafio Whelling (manobras sobre uma das rodas), é utilizada por muitos adeptos da bicicleta, tornando a execução bem radical. A principal manobra do desafio será andar sobre a roda traseira, percorrer distâncias curtas, desviar de obstáculos e demonstrar total controle. Mais informações sobe o regulamento clique aqui.

O evento também contará com uma palestra sobre 'Cicloviagem Mitos e verdades: viajar sobre duas rodas', o casal de cicloviajantes Ernesto Stock e Andreza Teixeira, irá compartilhar as aventuras e experiências que conquistaram ao percorrer dezenas de países utilizando a bicicleta como meio de transporte. Da Patagônia ao Sudeste Asiático, da Cordilheira dos Andes às Chapadas Brasileiras, foram milhares de quilômetros e infinitas histórias intermediadas e facilitadas pela bicicleta.

Ernesto e Andreza viajam o mundo andando de bicicleta.
Ernesto e Andreza viajam o mundo andando de bicicleta. - Divulgação/Ernesto Stock e Andreza Teixeira

Stock tem na bicicleta um estilo de vida. "Nós acreditamos que a bicicleta permite que vivenciemos os lugares com mais intensidade, sentindo diferentes cheiros, gostos e interagindo mais com as pessoas", destacou. 

Para Andreza, o uso da bicicleta como meio de transporte aumenta a qualidade de vida no dia a dia. "Quando você adota isso, começa a ter uma percepção maior do seu tempo. Deixa de fazer as coisas no automático e melhora a qualidade de vida durante a semana, pois é uma otimização de tempo" enfatizou.

Nessa palestra, ilustrada com vídeos e fotografias incríveis, o casal abordará temas como o porquê de escolher a bicicleta como meio de transporte, dicas de equipamentos e preparação, curiosidades sobre as culturas e os países visitados e como lidou com os imprevistos do caminho.

Para se inscrever na palestra saiba mais aqui .

 

Programação da Bicicletada Cultural:

09h – Encontro de bikes antigas (permanente durante todo o evento)
09h30 – Educação de trânsito e jogos de bicicletas (crianças e adultos)
10h – Desafio de manobras (WEELING/RL)
11h – Palestra sobre Cicloviagem – Mitos e verdades sobre viajar sobre duas rodas
11h30 – Desafio Slowling (adultos)
12h - Premiação

Colaboração: Aline Sabino

Bicicletada Cultural contará com encontro de bikes antigas
Bicicletada Cultural contará com encontro de bikes antigas - Divulgação/Esporte Mogi

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News