Artigo

O que se pode ser

Raul Rodrigues
25/05/2022 às 05:30
Atualizada em 25/05/2022 às 07:20.
Daniel Carvalho

Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

Toda busca é um estado, não um caminho! Quase todos temos opiniões, ou acreditamos tê-las! Em essência, não as temos, simplesmente porque quase nunca as mesmas vieram de dentro de nós, como produto de elaborada reflexão, mas como repetição de ideias vindas de outrem.

Como todos sabem: todo ser humano nasce dentro de uma dada comunidade, com todas as suas idiossincrasias específicas, com sua etnia ou etnias predominantes, seu corpo de ideias de origem religiosa, seus valores morais, e seus hábitos em geral. Após chegar à idade adulta, e por toda a sua breve vida, este ser humano irá preservar, em geral, quase todas estas idiossincrasias, continuará adotando as mesmas crenças religiosas, valores morais e hábitos que adquiriu ao longo de sua infância e adolescência através de sua comunidade de origem.

Na melhor das hipóteses, se tiver o privilégio de frequentar uma universidade ou alguma instituição afim, terá alguns arremedos de reflexão, fará algumas superficiais elucubrações filosóficas, mas a idiossincrasia ideológica, adquirida no começo da vida, ficará quase intacta.

Na verdade a vida de cada ser humano já está previamente programada desde o nascimento. Quais serão suas opiniões, seus hábitos, suas respostas diante de determinados estímulos, suas opiniões, suas crenças, inclusive as de origem religiosa. Até sua eventual rebeldia; se não irá se casar, ou com quem se casará. Que família irá constituir, ou se permanecerá sozinho. Tudo: atitudes morais, atitude política, arremedos filosóficos.

Poucos, muito poucos, conseguem romper esta forte crisálida, e tornam-se verdadeiros homens ou mulheres, enfim, verdadeiros filósofos. Bem poucos deixam de ser homens e mulheres de mentira, e conseguem ser verdadeiros seres humanos, isto é, mais do que capazes de exercer sólida e própria, reflexão.

É pelo inabalável compromisso com a verdade, pelo trespassar do condicionamento com suporte em espírito científico, que todo entulho, todas falsas ideias, podem ser removidas.  


Raul Rodrigues é mestre em Engenharia e ex-professor universitário.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News