Imóveis ou terrenos

Procon passa a tirar dúvidas sobre compra e venda

16/01/2022 às 05:30
Atualizada em 16/01/2022 às 05:30.
Millena Matos/Procon Itaquá

Millena Matos/Procon Itaquá

Itaquá- O início do ano está sendo marcado por novos projetos como a aquisição de imóveis ou terrenos. Com o aumento das transações imobiliárias irregulares, as secretarias de Planejamento, Habitação e Governo de Itaquaquecetuba perceberam a necessidade de mostrar ao comprador como confrontar informações e documentos.

Para evitar golpes em venda de terrenos sem matrícula e loteamentos clandestinos ou irregulares, o Procon de Itaquá passou a realizar atendimento às vítimas desse tipo de negociação para orientar sobre a validade de compras e vendas de lote, além de denunciar casos existentes.

"A compra e venda de terrenos envolve uma relação de consumo, diante disso, articulamos essa integração, de forma a evitar prejuízos aos compradores", disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Um dos indícios de irregularidades é a falta de matrícula. Sem esse documento, a Caixa Econômica Federal não efetua qualquer financiamento, além disso, não comprova-se a propriedade do bem adquirido.

"Muitas pessoas são enganadas, por isso, antes de comprar um imóvel ou terreno, é fundamental consultar o Cartório ou a prefeitura. Somente um órgão oficial vai dizer com propriedade a situação documental válida", explicou o secretário de Planejamento, João Carlos Navarro.

Em alguns casos, a administração pública consegue realizar a regularização fundiária sem custo para o município, mas isso demanda projetos do governo estadual, como ocorre na cidade, por meio da parceria do Programa Cidade Legal.

"A regularização de um imóvel pode ser feita pelo proprietário, mas gera custos elevados por questões técnicas e documentais. Por outro lado, é crime vender algo que não pertence a si, o que pode gerar um problema maior. O melhor é sempre pesquisar a matrícula do imóvel em cartório ou na prefeitura", acrescentou a secretária de Habitação, Ângela Quirino.

O atendimento do Procon de Itaquaquecetuba é feito na Dom Thomaz Frey, 89 - centro e por meio do telefone 4642-2005, das 9 às 16 horas, ou pelo e-mail proconitaqua@gmail.com.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por