Suzano é destaque do Alto Tietê em ranking de competitividade

No quesito inserção econômica, Suzano está entre as 90 principais do país
No quesito inserção econômica, Suzano está entre as 90 principais do país - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - O município é mais uma vez destaque em estudos voltados à gestão pública. Desta vez, o Ranking de Competitividade dos Municípios aponta o território suzanense como aquele que mais avançou em um ano na região do Alto Tietê, alcançando cinco novas posições. O levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos dispostos em instituições, sociedade e economia.

De acordo com o estudo, no último ano, Suzano avançou cinco colocações no ranking geral, chegando à 171ª posição nacional. O desempenho foi o melhor do Alto Tietê, sendo que outras cinco cidades da região também aparecem no levantamento.

Entre os principais aspectos avaliados nesta edição, o município se destaca na inserção econômica, avançando 156 colocações e alcançando a 90ª posição em âmbito nacional. Já no acesso à Saúde, Suzano avançou 58 colocações no ranking. No acesso e qualidade da Educação, a cidade também ganhou 21 e 14 colocações, respectivamente. Avanços positivos também foram verificados nos quesitos qualidade da Saúde, Saneamento, Meio Ambiente, Capital Humano e Telecomunicações.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), mesmo diante dos inúmeros desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Suzano se mantém como uma cidade em crescimento pujante, indo na contramão do cenário traçado para a grande maioria dos municípios brasileiros.

"Não tem sido uma tarefa fácil. Em 2017, pegamos uma cidade bastante desorganizada, com muita coisa a ser feita. Aos poucos fomos liquidando uma tarefa por vez, com compromisso e respeito ao cidadão. Em 2020, a pandemia penalizou a todos, mas nos empenhamos em priorizar bases consolidadas para que pudéssemos manter a casa em ordem e um ritmo de crescimento. Se Deus quiser, agora para 2022, temos muitas novidades para a população. Vamos continuar nos cuidando porque o trabalho não para", disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, comemorou os resultados e principalmente o destaque para a dimensão econômica da cidade. "É perceptível o avanço suzanense em diversas áreas, mas é importante pontuar o desempenho do município no quesito inserção econômica, que foi o maior salto da cidade, com 156 colocações em um ano, o que coloca Suzano entre as 90 primeiras do país e a melhor do Alto Tietê. Tudo isso é fruto de muito diálogo e empenho da gestão pela retomada dos empregos e no fomento à atividade empreendedora", concluiu.

Deixe uma resposta

Comentários