Cooperativa de catadores conclui primeiro módulo de capacitação

Univence é formada por 13 famílias atuantes na Central de Triagem do Jd. Colorado
Univence é formada por 13 famílias atuantes na Central de Triagem do Jd. Colorado - FOTO: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e com a Emibra, promoveu ontem a cerimônia de encerramento do primeiro módulo de capacitação proposta às famílias da Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence). A formação garantiu conhecimento sobre empreendedorismo por meio de temas estratégicos, como marketing e gerenciamento de projetos, com o objetivo de aprimorar o serviço desempenhado e assim gerar mais oportunidade de renda e produtividade.

A solenidade foi realizada no Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, e prestigiada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi; pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Walmir Pinto; pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang; pelo diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit; pela gerente do escritório regional do Sebrae-SP no Alto Tietê, Gilvanda Figueroa; e pelo CEO da Emibra, Danilo Braghiroli.

A capacitação durou cerca de dez meses, com início ainda em 2019 e superando os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 para que fosse finalmente concluída agora. "Ao todo, a Univence conta com 13 famílias batalhadoras que se dedicam ao serviço de coleta seletiva na Central de Triagem do Jardim Colorado. Ficamos extremamente felizes em contar com essa parceria que garante reconhecimento e mais dignidade à atividade exercida pelo grupo", explicou Chiang.

Já o diretor-superintendente do Sebrae-SP parabenizou o empenho da turma e reforçou a importância da capacitação. "Queremos levar para a cooperativa todo o conhecimento e expertise que temos na área de gestão de negócios para que possa cada dia mais evoluir seguindo preceitos do empreendedorismo", destacou Poit.

Emocionada, a presidente da Univence, Ingrid Brum, agradeceu a oportunidade em nome dos demais colegas, que também estiveram presentes na cerimônia. "A formação hoje nos dá uma outra visão, com resultados concretos mediante o conhecimento adquirido. Aos poucos conseguimos traçar novos projetos internos e enxergar com mais nitidez nossos objetivos enquanto cooperativa", disse.

A primeira-dama Larissa Ashiuchi destacou que o incentivo à autogestão é fundamental. "Acredito que o nosso papel enquanto agentes públicos é dar oportunidade e mostrar o caminho para a transformação. Não tem nada mais bonito do que ver essa evolução acontecer, com a força de vontade de cada um em querer dar certo. A Prefeitura de Suzano não mede esforços em buscar parceiros dispostos a nos ajudar nesta missão, como é o caso do Sebrae e da Emibra", afirmou.

O evento ainda contou com as presenças dos secretários Alex Santos (Governo) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), do vereador Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt, que é presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara de Suzano, e do assessor parlamentar Roger Maso, que estava representando o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

Deixe uma resposta

Comentários