Alunos de Biritiba aprendem as normas ortográficas com o Dat

Professora Paula com os alunos do 4º ano
Professora Paula com os alunos do 4º ano - FOTO: Erick Paiatto
Incentivar o hábito da leitura desde a infância é importante. Por meio dela é possível que a criança adquire maior facilidade de aprendizado durante o período de alfabetização e após essa etapa. Foi pensando nisso que a professora Paula Almeida Morganti da Silva, da Emef Professora Helena Ricci Barbosa, de Biritiba Mirim, desenvolveu uma atividade interessante.

Por meio da constante leitura do jornal, os alunos do 4º ano começaram a visualizar as palavras e sua ortografia. O uso do jornal na sala de aula veio de encontro com o exercício proposto, com o qual os alunos tiveram que encontrar as palavras com s, ss e seus diferentes sons. "Utilizei esse meio de comunicação para relacionar o que é lido ao que é escrito, por meio da forma correta de escrever a palavra", explica Paula.

A atividade também incentivou os alunos a perceberem a diferença entre os sons do "s"
e a escrever corretamente as palavras, de acordo com as regras ortográficas. De acordo com a professora, utilizar o Dat em aula é de extrema importância. "É um instrumento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano. Por meio do jornal, ele se relaciona com o mundo", finaliza.

Deixe uma resposta

Comentários