Alunos de Poá e Biritiba Mirim se preparam para a Mostra de Talentos

Além de exposição, haverá apresentações de alguns trabalhos, como o da turma da Emeb Antonio Francisco, de Poá
Além de exposição, haverá apresentações de alguns trabalhos, como o da turma da Emeb Antonio Francisco, de Poá - FOTO: Fotos: Erick Paiatto
Os estudantes das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá estão se preparando para apresentar os trabalhos que vêm realizando com o apoio do jornal em seu cotidiano escolar na 3ª edição da Mostra de Talentos - O Jornal em Parceria com a Educação. São várias atividades desenvolvidas ao longo do ano, no entanto, uma delas é preparada especialmente para o evento de encerramento do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, o momento em que professores, alunos, gestores e a equipe do projeto regional e das secretarias de Educação envolvidas se reúnem para celebrar mais um ano de ações envolventes, aprendizados significativos e experiências enriquecedoras, conquistados em parceria com o Programa Jornal e Educação (PJE) do Grupo Mogi News de Comunicação.

A cerimônia especial será realizada no dia 8 de dezembro, às 8h30, em Poá, no Complexo Educacional Poaense (CEP) Professor José Antonio Bortolozzo; e, em seguida, no dia 11, às 8h30, em Biritiba Mirim, no Centro de Convenções. Em ambas as cidades, além de exposição de atividades produzidas com o jornal Dat nas mais diversas disciplinas e áreas do conhecimento, haverá a apresentação de alguns alunos, que, em conjunto com os seus professores, vão compartilhar a sua experiência com o projeto e o que vem sendo feito por meio dele em sua rotina escolar. As apresentações são variadas, haverá dança, teatro, poesia, paródia, interpretação cênica de charges, um jornal falado e muito mais. Dinâmicas que, na sua elaboração, foram produzidas com base no Dat e sua variedade de informações. Ao todo, serão oito apresentações em Poá e sete em Biritiba Mirim.

Preparação

Em visita às unidades que irão se apresentar, os alunos se mostram empolgados e ansiosos para mostrarem o que prepararam de especial. A turma da Carolina Albuquerque, de 10 anos, que está no 4º ano da Emef Nelson de Oliveira Camargo, de Biritiba Mirim, irá fazer uma representação do jornal por meio da dança. Com uma coreografia, diversos assuntos serão apresentados, e, com eles, não só atualidades foi trabalhada, como também a parte motora e ainda a socialização e a interação. "Nós fazemos várias atividades com o jornal, como recorte de palavras, e com elas formamos frases e texto. E a que vamos apresentar foi bem diferente. Eu acho o Dat e o Diarinho bonitos e interessantes, pois, quando eu o leio, eu fico sabendo do que está acontecendo na nossa cidade", diz a aluna.

O Guilherme Santos Alves, de 12 anos, estuda na Emeb Antonio Francisco dos Santos, em Poá. E a sua turma vai apresentar o Jordel, um jornal feito em formato de cordel. Ele conta que a professora incentivou os alunos a produzir poesias com base nas matérias do Dat e o resultado, segundo ele, ficou muito bom. "A gente sempre lê o jornal e conversamos sobre o que lemos e escrevemos sobre alguns dos assuntos. Desta vez, a professora nos ensinou a fazer poesias. Usando rimas, fiz alguns versos falando da importância desse jornal que recebemos em nossa escola", conta.

Já a aluna Rebeca Santos Leite, de 10 anos, da Emeb Carolina Ribeiro, de Poá, está se preparando para uma peça de teatro, que é inspirada num conto de Tatiana Belinky e faz uma relação com o universo das notícias. "Eu e a minha sala vamos apresentar a peça 'Notícias do Macaco Malandro'. Nós estudamos bastante sobre a obra que nos inspirou, e sobre o Dat. A gente sempre acompanha esse jornal, e a professora sempre traz uma atividade diferente. Acho importante saber o que acontece na nossa cidade e na região", explica.

MOSTRA DE TALENTOS

Poá

Data: 08/12/2015
Local: Complexo Educacional Poaense (CEP) Professor José Antonio Bortolozzo
Endereço: Rua Deputado Nelson Fernandes, 230, Cidade Kemel, em Poá
Horário: Das 8h30 às 12 horas



Biritiba Mirim

Data: 11/12/2015
Local: Centro de Convenções de Biritiba Mirim
Endereço: Rua Gildo Sevali, 257, centro, Biritiba Mirim
Horário: Das 8h30 às 12 horas

Deixe uma resposta

Comentários