Casa de madeira faz bem para a saúde e também ao meio ambiente

Optar por um imóvel de madeira 
garante vários benefícios, tanto para a pessoa ou família que vai morar, quanto para o meio ambiente
Optar por um imóvel de madeira garante vários benefícios, tanto para a pessoa ou família que vai morar, quanto para o meio ambiente - FOTO: Divulgação
Muito utilizada em países de "primeiro mundo", a construção de casas de madeira é um dos sistemas que mais respeitam o meio ambiente, apesar do preconceito ainda existente. A madeira é um material de construção nobre, natural e sustentável e seu processo de transformação gasta pouca energia em comparação com os materiais de construção tradicionais.

Não devemos esquecer que as casas de madeira são casas saudáveis, absorvem e expulsam a umidade, regulando a temperatura interior, absorvem as radiações eletromagnéticas de móveis, televisões e computadores, proporcionando, assim, um estado de equilíbrio no corpo humano.

A sociedade vem passando por profundas transformações e encara novas abordagens em relação ao meio ambiente. Neste sentido, as casas de madeira vêm sendo alternativa para preservar o meio ambiente e contribuir também para uma vida mais saudável.

A rotina das cidades é marcada por um movimento constante: trânsito, poluição visual e sonora, ar carregado. Assim, mais do que nunca, a nossa casa torna-se um refúgio de tranquilidade, bem-estar e segurança. Neste sentido, a madeira apresenta uma sensação diferenciada nas edificações: um maior aconchego.

Atualmente, optar por uma casa de madeira significa uma melhor relação com o meio ambiente e um estilo de vida saudável. Essas construções são sólidas e confiáveis, além de muito acolhedoras. Entre as boas características está a durabilidade. Uma casa de madeira, com boa manutenção, pode durar muitos e muitos anos.

Há que destacar, ainda, o impacto das casas de madeira na saúde das pessoas. Estudos mostram que o aroma exalado pela madeira tem efeito benéfico sobre o sistema respiratório. Outros fatos interessantes: a cor natural da madeira influencia positivamente o estado de espírito, acalma o sistema nervoso e cria condições favoráveis para a recreação e meditação.

É importante reforçar também a beleza e a qualidade de projetos arquitetônicos deste tipo de casa. Hoje, com muitos fornecedores, encontramos diversos kits - alguns personalizáveis, rapidez na montagem, fundações e pisos em concreto, banheiro em alvenaria, paredes duplas, instalações elétricas e telefônicas embutidas, instalações hidro-sanitárias, cobertura com telhas, materiais de acabamento com opções de vários modelos, ferragens em estilo colonial. E o melhor de tudo: alguns modelos contam com até 15 anos de garantia.

Madeira ou alvenaria?

Para escolher uma casa de madeira, ou mesmo para não ter dúvidas e tomar a melhor decisão, procure um arquiteto de sua confiança, que poderá ajudar a escolher a melhor planta, indicar bons fornecedores e ainda acompanhar todo o processo de compra e montagem, inclusive a decoração final.

Fontes:

Vogel (www.vogelcasas.com.br)

Revista Casas de Madeira (www.revistacasasdemadeira.com)

Diamond House (www.casaprefabricada.com.br) 

VANTAGENS:

Dez razões para adquirir uma casa de madeira:

1 – É o investimento mais seguro para sua família.

2 – Você escolhe uma forma de vida saudável e confortável.

3 – Você economiza até 30% na construção do seu sonho.

4 – Ela é quentinha no inverno e fresquinha no verão.

5 - É apropriada para habitação em nosso clima temperado do sul do Brasil.

6 – É construída pela matéria-prima renovada reciclável e biodegradável.

7 – Proporciona uma vida mais natural aos seus habitantes.

8 – É inegável sua beleza, com estilo arrojado e imponente.

9 – Destaca-se na cidade, no sítio, no campo e na praia.

10 – É um retorno à natureza com tecnologia do futuro.

Deixe uma resposta

Comentários