Casa: construir ou comprar pronta?

Escolher a melhor forma de ter a casa própria vai depender da situação e objetivos da família, pois construir e comprar pronta tem suas vantagens e desvantagens
Escolher a melhor forma de ter a casa própria vai depender da situação e objetivos da família, pois construir e comprar pronta tem suas vantagens e desvantagens - FOTO: Divulgação
Algumas vezes, as pessoas me perguntam o que é melhor, construir uma casa ou comprar já pronta. Esta é uma questão muito comum, mas as diferenças são bem evidentes e envolvem não só a casa em si, mas o prazo de ocupação e o orçamento da família. Quando uma família compra um terreno e vai fazer a construção de um imóvel, tudo, desde o projeto, fica do gosto dos futuros moradores. É possível definir a planta, ou seja, a distribuição dos ambientes conforme se deseja, escolher os materiais de acabamentos e até as cores de pintura. É uma casa feita "sob medida" e não há necessidade de qualquer adaptação ou improviso. Neste caso, você escolhe seu arquiteto, desenvolve a planta da casa junto com ele, deixando os ambientes com o formato, o tamanho e a posição que deseja. Já numa casa comprada pronta, ela é um "produto acabado" e qualquer alteração implicará numa reforma, o que representará um custo extra. Além disso, é a família que terá de se adaptar aos espaços e aos acabamentos do imóvel quando já se compra pronto.

Conta própria

Apesar de não ser recomendado - aliás, é proibido -, algumas pessoas constroem suas casas sozinhas, ou seja, correm atrás de pedreiros, compram materiais e administram a obra. Muitos, inclusive, acreditam que, desta forma, vão sair ganhando, já que não pagariam os valores já incluídos no preço de um imóvel pronto, como lucro do construtor e remuneração da imobiliária. No entanto, isso é ilusão, pois você é quem terá de trabalhar no lugar deles. Ou seja, construir por conta própria é mais barato, porém vai dar mais trabalho, além de ser ilegal. Na prática, quem constrói sem a ajuda e acompanhamento de um profissional habilitado sempre vai gastar mais, por não conhecer as técnicas construtivas, os materiais mais indicados e, certamente, o resultado não será igual comparado à uma obra orientada. Caso você decida por construir uma casa nova, a melhor opção é contratar um arquiteto ou engenheiro para administrar a construção, além de um bom empreiteiro para dirigir os trabalhos na obra. Assim, você não precisará dispor de tempo nem fazer o que não sabe - construir não é tarefa fácil e deve ser feita por especialistas.

Para quem tem pressa ou precisa mudar rapidamente, comprar uma casa pronta é a solução. Em poucos dias é possível ocupar o imóvel. Já construir uma casa nova demora mais e depende de vários fatores, como o prazo de elaboração do projeto, o tempo de execução da obra, o orçamento mensal disponível, sem contar as chuvas, imprevistos e atrasos. Neste caso, para ocupar a casa pode demorar de seis meses a um ou dois anos. Se você não tem pressa e quer gastar menos, construir é a melhor opção.

Deixe uma resposta

Comentários